Você quer saber o que está acontecendo na Secretaria de Assistência Social de Matrinchã? Então, confira este post e fique por dentro das novidades!

CRAS – Centro de Referência de Assistência Social recebe servidores para capacitação qualificada.

A Secretaria de Assistência Social realizou nesta terça-feira, 08 de agosto,  uma capacitação aos servidores no CRAS  – Centro de Referência da Assistência Social. O evento contou com uma super programação, que incluiu a apresentação da nova equipe, a exposição dos novos projetos e a troca de experiências entre os profissionais.

A capacitação aconteceu de forma integrada com os servidores da Assistência Social – CRAS e Serviço de Convivência. Participaram também o  CMDCA, Conselho Tutelar e Secretaria da Infância e Juventude

Foi um dia muito produtivo com dinâmicas para os profissionais da assistência social que participaram do encontro de capacitação promovido pelo CRAS. Os temas foram bem diversificados: Trabalho em equipe e coletividade.  A política Social do Suas que contou com a palestrante Celisa, assistente social com vasta experiência na área. Ela apresentou o tema: A Política Social do SUAS.

Na sequência, o Presidente do CMDCA Felipe Morais apresentou o tema: ética profissional e a importância do trabalho em rede. Ele destacou a ética, os valores e deveres dos profissionais que atuam na proteção social e como eles podem se articular com os demais setores da sociedade.

Os psicólogos Dr Heitor e Dra Lorena apresentaram o tema: Saúde mental no trabalho. Eles abordaram os desafios e as estratégias para lidar com o estresse, a ansiedade, o burnout que podem afetar os trabalhadores da assistência social.  Foi um momento de muita troca de conhecimento e reflexão sobre a importância do pedir desculpas, inteligência emocional e o  cuidado com a saúde mental.

A secretária de Assistência Social, Elisangela Xavier, abriu o evento apresentando a coordenadora do CRAS, Ana Carolina, a assistente social Mônica e a nova coordenadora do CadÚnico, Juliana. Ela agradeceu a participação de todos, destacou a importância dessa capacitação para os servidores e frisou sobre a importância do trabalho em rede.

A coordenadora do CRAS, Ana Carolina, agradeceu a oportunidade de trabalhar com políticas públicas, colocou-se à disposição da equipe, reforçou que veio para somar e apresentou os novos projetos para o CRAS de Matrinchã e extensão de Lua Nova. Ela anunciou que o serviço de convivência em parceria com a secretaria da infância e juventude que oferecerá oficinas para crianças e idosos, como música, dança, artes marciais e grafite . Além disso, reiterou a importância do trabalho de equipe em rede, a qual a prefeita Ivânia Fernandes frisa em sua gestão.