Na última sexta-feira (6), a Prefeitura de Matrinchã lançou a ação “ Leitura na Praça” do projeto prioritário “Vida Feliz” organizado pela Secretaria de Educação de Matrinchã.
O projeto prioritário “Vida Feliz” visa oportunizar a ação “Leitura na Praça” voltada para o público escolar, cuja finalidade é promover um resgate aos leitores, despertar o interesse da leitura nas crianças e na comunidade como um todo, além de promover o contato com escritores e leitores. O movimento é realizado pelo grupo organizador “VIDA” formado por professores da rede municipal de ensino de Matrinchã. A ação tem o objetivo de promover uma vez por mês conforme cronograma, o dia de leitura na praça da cidade. A praça de Lua Nova foi escolhida para o lançamento da ação.
Durante o lançamento esteve presente o Presidente da Comissão de Memória e Cultura do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO), desembargador Luiz Cláudio Veiga Braga, que na ocasião recebeu das mãos da prefeita de Matrinchã, Ivânia Fernandes e também das coordenadoras do Grupo Vida – Professoras Tânia e Kassia Daiane, uma tela feita durante edição do projeto Leitura na Praça.
Segundo o desembargador, o evento cultural “Leitura na Praça”, da Prefeitura Municipal de Matrinchã, realizado no distrito de Lua Nova, foi marcado de significante sucesso, pelo seu alcance na universalização do conhecimento, convocando a comunidade local a participar de expressões artísticas, associadas a momentos lúdicos. “O projeto merece ser valorizado, apoiado e difundido. A Comissão de Memória e Cultura do Tribunal de Justiça se orgulha do “apadrinhamento do projeto”, enfatizou.
O poeta goiano Gabriel Nascente com 50 anos de vida dedicado à literatura e mais de 70 livros publicados esteve no lançamento e emocionou o público presente ao recitar um poema dedicado aos filhos de Lua Nova.
A iniciativa da secretaria de educação é oferecer à população do município o contato com as mais diversas expressões e o projeto se dedica a ser mais um meio de estímulo ao hábito de leitura para as crianças. “A leitura está presente em tudo e a primeira pessoa que deve incentivar o prazer pelos livros são os pais, destacou a secretária de educação Vanessa Guerra.
O presidente da Câmara dos Vereadores, Elismar Marques, parabenizou toda equipe durante o evento e ressaltou a importância do projeto para o incentivo à leitura e para a promoção do desenvolvimento humano.
A prefeita de Matrinchã, parabenizou a equipe da educação – grupo Vida – pelo excelente trabalho, em especial à professora Elina Borges, coordenadora do projeto e destacou a importância da família dispor um tempo para sentar com seus filhos e ter uma boa leitura e assim desenvolver o prazer pela literatura. Ressaltou ainda que a maioria das crianças tem acesso à tecnologia muito cedo e dispensam muito do seu tempo nas redes sociais.
“O projeto visa estimular o hábito pela leitura, fortalecendo os vínculos familiares com a participação da família, resgatando os contadores de histórias e formando cidadãos capazes de construir suas narrativas e compartilha-las nas várias plataformas e meios de mídias sociais ajudando na construção do sujeito” finalizou a prefeita.
