Prefeita de Matrinchã Ivânia Fernandes, convida vereadores e profissionais da educação da rede municipal e estadual para juntos discutirem a elaboração do protocolo de segurança nas escolas.
A reunião aconteceu na manhã desta sexta-feira, 14, na Prefeitura de Matrinchã com a presença dos vereadores da Câmara Municipal: Rosimeire, Lindomar, Elismar, Adelandes, Paulo Vieira, José Carlos, Roberto Rivelino e Luscenildo para tratar de ações paliativas e preventivas para a proteção de crianças, adolescentes, e equipe escolar do município.
“A segurança de todos depende do esforço coletivo entre escola, família e cidadãos de bem, e hoje estou aqui reunida com vocês meus nobres vereadores, para ouvir sugestões e juntos desenvolvermos ações paliativas e preventivas que tenham início, meio e continuidade” enfatizou a prefeita fazendo abertura da reunião.
O presidente da câmara dos vereadores , Elismar Marques, iniciou a fala ressaltando a importância dos meios de comunicação, e o papel de relevância que ele tem para a sociedade. E no entanto, distorce a notícia, contribuindo para instaurar o medo e o pânico. Pontuou ainda o quanto a tecnologia nas mãos das crianças e jovens tem se tornado cada vez mais nociva, e a importância da família estar atenta ao comportamento dos filhos.
O vereador José Carlos também pontuou sua preocupação com o momento de violência nas escolas e destacou a necessidade de uma ação paliativa e também preventiva. Agradeceu a prefeita pelo convite e enfatizou a importância de um trabalho conjunto entre os poderes executivo e o legislativo para elaboração do protocolo, por ser uma forma de dar uma resposta para a sociedade. Durante reunião ele sugeriu contratação de segurança e a instalação de cercas elétricas e monitoramento.
Os demais vereadores presentes manifestaram sua preocupação com os fatos recentes e a necessidade emergencial de promover a paz nas escolas.
A prefeita ouviu também professores da rede municipal e estadual e mais uma vez enfatizou a importância de ações preventivas voltadas não só para as crianças, mas também para as famílias. Pois se trata também de um reflexo do ambiente familiar que se estende para as salas de aula, pontuou.
Durante reunião, um dos pontos apresentados pela prefeita Ivânia, é o trabalho de conscientização em família de modo a orientar os pais sobre a necessidade de estarem atentos ao comportamento dos filhos e adotarem medidas de precaução como: “Verificar as mochilas e observar as mensagens que os filhos trocam pelos aplicativos de celular e pelas redes sociais”.
Após ouvir sugestões dos vereadores e professores presentes, ficou determinada a elaboração de protocolo emergencial e um plano de ação preventiva contínua que deverá ser implantado nas escolas de forma imediata.
