A prefeita de Matrinchã, Ivânia Fernandes, reuniu na tarde desta quinta-feira, 13, com a promotora de Justiça da Comarca de Itapirapuã, Dra. Antonella Paladino, para tratar de ações preditivas e preventivas para a proteção de crianças, adolescentes, e equipe escolar do município de Matrinchã.
Durante a reunião a prefeita enfatizou a necessidade de desenvolver ações que
promovam consciência coletiva e a contratação de seguranças para as escolas e adoção de protocolo conforme a portaria 149/2023 SME publicada em 11/04/23 pela secretaria de educação Municipal de Matrinchã. A prefeita destacou ainda a importância de ouvir a promotora antes de tomar qualquer decisão.
Na ocasião a promotora Antonella destacou a importância de desenvolver ações para minimizar as possibilidades de violência criando medidas nas escolas que promovam a inclusão, o diálogo, focado em temas tragam conscientização em família e na escola.
Também foi discutida a importância da conscientização por parte dos alunos, professores e pais, serem orientados sobre a necessidade da tomada de medidas de precaução. “Verificar as mochilas e observar as mensagens que os filhos trocam pelos aplicativos de celular e pelas redes sociais é uma forma de cuidar destes alunos. A segurança começa em casa e é importante que os pais estejam atentos ao comportamento dos filhos, denunciando qualquer comportamento suspeito de estranhos que tentem se aproximar dos alunos, e principalmente o tratamento dado a eles dentro das escolas. Trabalhar a inclusão colocando os próprios alunos para participarem do processo como fiscais,” disse a promotora.
A prefeita enfatizou que o momento pede de forma emergencial a construção de uma nova cultura. E ressaltou que a gestão está sensibilizada e consciente da
importante tarefa de implementação de uma cultura que promova o amor e a paz nas escolas.
A promotora destacou ainda a importância de evitar o compartilhamento de campanhas e ou notícias de ações de violências. Essas propagações de conteúdos violentos só agravam a situação promovendo mais violência.
Durante a reunião foi sugerida a vistoria nos ônibus escolares também a fim de garantir maior segurança para todos.
Prefeita agradeceu à promotora as orientações e em seguida convocou reunião com a câmara e sociedade para juntos desenvolverem um protocolo que seja efetivo e contínuo para a promoção da paz nas escolas de Matrinchã.