Prefeita Ivânia, Assume Compromisso com a Primeira Infância ao Assinar o Pacto Goiano

Evento reuniu autoridades e destacou a importância das ações na primeira infância para o futuro da sociedade.

Nesta quinta-feira, 14 de setembro, a Prefeita Ivânia Fernandes, uniu forças com outras autoridades do estado de Goiás para assinar o “Pacto Goiano pela Primeira Infância”. Participaram do evento a Secretária da Assistência Social, Elisangela Xavier, Secretária de Educação, Vanessa Barbosa, Secretária da Infância e Juventude, Marlene do Carmo, e a Coordenadora do Cras, Ana Carolina. A ação visa priorizar a atenção e investimentos na primeira infância, compreendida desde a gestação até o sexto ano de vida, reconhecendo seu impacto crucial na formação de cidadãos saudáveis e na construção de uma sociedade mais justa e próspera.

A primeira infância é uma fase crítica no desenvolvimento humano. Durante esse período, que engloba desde a gestação até os primeiros seis anos de vida, cerca de 90% das conexões cerebrais são formadas, muitas delas já antes do nascimento. Estas conexões são essenciais para o desenvolvimento cognitivo, emocional e social das crianças e têm um impacto duradouro em suas vidas.

A Prefeita Ivânia Fernandes destacou a importância do Pacto Goiano pela Primeira Infância, afirmando que “investir na primeira infância é investir no futuro de nossa sociedade. São nessas fases iniciais que moldamos os alicerces para cidadãos saudáveis, produtivos e capazes de contribuir para o progresso de nossa comunidade.”

Ações positivas na primeira infância têm um alcance transformador. Elas podem contribuir significativamente para a redução das desigualdades sociais, interrompendo o ciclo da pobreza e aumentando a escolaridade das futuras gerações. Além disso, investir nesse período crítico pode resultar na diminuição da violência, da população carcerária, do consumo de drogas e da taxa de gravidez na adolescência. Também está comprovado que a atenção à primeira infância contribui para o aumento dos salários, bem como a redução de doenças cardiovasculares, depressão, diabetes, obesidade e outros problemas de saúde ao longo da vida.

O “Pacto Goiano pela Primeira Infância” representa um passo significativo em direção a uma sociedade mais justa e próspera, onde cada criança tem a oportunidade de alcançar seu pleno potencial. As autoridades presentes no evento se comprometeram a trabalhar juntas para garantir que a primeira infância seja uma prioridade em suas políticas e programas, reconhecendo que é nesse período que o futuro de Matrincha e de Goiás está sendo moldado.