Em uma demonstração de compromisso com a valorização da cultura local, o município de Matrinchã realizou, no dia 18 de junho de 2025, uma audiência pública para apresentar e discutir a implementação da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (PNAB). A reunião, registrada como Ata Extraordinária nº 04, aconteceu no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) às 18h, reunindo representantes da gestão pública e membros da comunidade.
A abertura do encontro foi feita pela diretora de Cultura e presidente do Conselho Municipal de Cultura (CMC), Elisangela Xavier do Nascimento, que deu as boas-vindas aos presentes, ressaltando a importância da cultura para o município. “É uma alegria enorme fazer parte deste momento. A cultura transforma, une e fortalece nossa identidade local”, afirmou.
Em seguida, o secretário de Administração, Felipe Morais, fez uma explanação sobre a Lei nº 14.399/2022, que institui a PNAB, e seu papel na descentralização e democratização do acesso aos recursos culturais. A política, regulamentada pelo Decreto nº 11.740/2023, visa fomentar diversas manifestações artísticas em todo o território nacional.
A participação da comunidade foi um dos destaques do evento. O senhor Izay Silva, figura atuante na cena cultural local, parabenizou a nova diretora e conduziu a apresentação das oito categorias propostas para serem contempladas com os recursos da PNAB:
- Festival de Música Local
- Produção de Flores (Exposição)
- Gastronomia (Doces e Salgados)
- Artesanato
- Artes Visuais
- Dança
- Literatura
- Audiovisual
Após a apresentação, as propostas foram submetidas à votação dos membros presentes e aprovadas por unanimidade. A escolha coletiva reforça o compromisso do município com a escuta popular e a construção participativa das políticas públicas.
Documentos:
Acesse a Adequação Orçamentária
Acesse a Lei de Criação do Conselho

