Em evento no auditório Mauro Borges, o Governo de Goiás, por meio da Controladoria Geral do Estado de Goiás, em parceria com o Tribunal de Contas dos Municípios e a Federação Goiana de Municípios lançou na manhã desta terça-feira, 11/04, o Programa de Compliance Público Municipal (PCM) edição de 2023, que superou a expectativas de 40 municípios participantes, totalizando 61 inscrições.
Visando a conduta ética e responsável na administração pública, o Compliance vem ao encontro da Lei Anticorrupções de 2013 por ter um papel importante na conduta ética e responsável entre as organizações privadas e o poder público.
Com base nos 3 pilares, Prevenção, Detecção e Correção, o PCM tem o objetivo de capacitar o servidor público no desempenho de suas atribuições para proporcionar, redução de custos operacionais, melhoria do ambiente de trabalho por proporcionar melhoria na fluidez dos processos e fortalecimento da imagem do poder público junto à sociedade.
No decorrer do PCM Programa Compliance Público Municipal , a equipe técnica da Controladoria-Geral do Estado e Procuradoria-Geral fez apresentação do programa e ressaltou que os municípios contarão com o trabalho dos consultores para orientação, implantação e supervisão no decorrer da capacitação. O curso será presencial e on-line. Segundo controladoria 12 municípios já participaram da capacitação .
O evento de lançamento, contou com a presença de prefeitos e representantes municipais inscritos no PCM, onde o Controlador Geral de Goiás Henrique Ziller fez abertura do evento. Na sequência a prefeita de Matrincha Ivânia Fernandes fez uso da fala representando todos os prefeitos presentes, seguido do presidente da Federal Goiana dos Municípios Haroldo Naves e do Vice-presidente do Tribunal de Contas de Goiás TCMGO -Daniel Goulart.
O vice-governador Daniel Vilela, fez o encerramento do evento ressaltando a importância de uma gestão eficiente e transparente . Durante sua fala enalteceu o trabalho realizado pela Prefeita Ivânia em Matrinchã e em nome dela parabenizou os demais prefeitos que estão fazendo a diferença em Goiás.