Energia Limpa e Desenvolvimento Sustentável: A Nova Fazenda Solar em Matrinchã, Goiás

UFV Matrinchã I: Um avanço significativo na geração de energia renovável na região Centro-Oeste do Brasil

A região de Matrinchã, localizada no estado de Goiás, está prestes a dar um grande salto em direção à sustentabilidade e inovação tecnológica com a implantação da fazenda solar UFV Matrinchã I. Este empreendimento, gerenciado pela GREENYELLOW, está localizado na Fazenda Floresta, acessível pela Rodovia GO-449, a apenas 16 minutos ou 13 km da cidade de Matrinchã.

O projeto ocupa uma área impressionante de mais de 18 hectares, equivalente a aproximadamente 18 campos de futebol. O foco é em energia solar, uma fonte de geração verde ou renovável, conhecida por emitir menos gases de efeito estufa e, consequentemente, causar menos impacto nas mudanças climáticas globais.

Importante destacar que o empreendimento, licenciado pela Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Goiás, tem validade até 10 de outubro de 2028, demonstrando um compromisso a longo prazo com a geração de energia limpa. A previsão de conclusão das obras é para o dia 18 de março de 2024.

Os impactos ambientais da instalação da UFV Matrinchã I são minimizados e ficam concentrados no local da fazenda. O projeto não prevê intervenção em rios nem supressão de vegetação nativa, alinhando-se com os princípios de respeito e preservação do meio ambiente. Além disso, a manutenção e a recuperação de áreas degradadas estão incluídas no planejamento, reforçando o compromisso ambiental da iniciativa.

É fundamental mencionar que destruir ou danificar a flora constitui crime ambiental, conforme previsto na Lei Nº 9.605 de 12 de fevereiro de 1998. A GREENYELLOW, além de seu site oficial e e-mail, mantém um canal aberto no Instagram para comunicação e esclarecimentos sobre o projeto.

A Prefeitura Municipal de Matrinchã, juntamente com a Secretaria Estadual de Meio Ambiente de Goiás, disponibiliza canais de atendimento para denúncias e informações adicionais, garantindo transparência e participação da comunidade local no acompanhamento do projeto.

A UFV Matrinchã I é mais que um projeto de energia renovável; representa um marco importante na jornada rumo a um futuro mais sustentável e menos dependente de fontes de energia poluentes. Este projeto não só beneficia a região de Matrinchã, mas serve de exemplo para outras localidades no Brasil e no mundo, demonstrando que o desenvolvimento econômico pode, e deve, andar de mãos dadas com a preservação do meio ambiente.

Prefeitura Municipal de Matrinchã

Meio ambiente Estado de Goiás/Central de Atendimento para denúncias