Aniversário da cidade: “Matrinchã comemora 34 anos”

Com o tema: “Aqui é o meu lugar”, Prefeitura promove um dia recheado de atividades com programações para todos os públicos.

Nesta quinta-feira, 01 de Junho,  a população de Matrinchã celebrou o trigésimo quarto aniversário de emancipação política do Município. Um marco histórico que representa o progresso, a determinação e o espírito da cidade.

A Prefeitura lançou uma campanha conceitual com o tema: “Aqui é o meu lugar”, através de vídeos e posts para redes sociais com o objetivo de promover a valorização da sua gente, sua história e sua cultura, promovendo o fortalecimento do pertencimento e orgulho de ser filho dessa terra, que “plantando, tudo dá”.

O dia de festividade sempre começa com a tradicional queima de fogos que este ano foi cancelada em respeito à partida do jovem Marcioley Souza. A Prefeitura de Matrinchã optou pelo cancelamento da ação, e no lugar da tradicional alvorada, o silêncio foi a palavra de ordem em sinal de respeito aos amigos e familiares.

A programação do dia iniciou com a benção aos maratonistas, que ficou a cargo do padre Adair Cândido e do pastor Ronan, da Assembleia de Deus Ministério Madureira, que na ocasião esteve acompanhado e sua esposa – Missionária Socorro.

A benção contou com a presença  dos vereadores: Lindomar Ferraz, Roberto Rivelino, Lider da Prefeitura Paulo Vieira, Presidente da Câmara Elismar Marques, do  Vice Prefeito  da cidade Marcelo Xavier de Godoi e da Prefeita do município Ivânia Fernandes.

Após a benção, foi dada a largada para a 1ª. Maratona de Matrinchã com um percurso de 5 Km, para as categorias masculina e feminina, com largada no Trevo Floresta e a chegada na Praça Matriz.  0 secretário de Esporte Rogério, ressaltou sua alegria em realizar uma ação que promove vida saudável e que fará parte do calendário esportivo da cidade.

Simultâneo à maratona, as crianças participaram da gincana em 9 modalidades. Os vencedores das gincanas, receberam troféus e os demais participantes receberam medalhas.  As crianças vencedoras das nove modalidades foram: Rafaela Coelho, Geovana Gabrielly,  Ana Júlia, Enzo Gabriel, Karine Rodrigues, Kariny Barbosa e Evelin. A secretária de Educação Vanessa Guerra– enfatizou a importância do resgate das brincadeiras infantis desta gincana que tanto contribui para os valores e cultura local.

No período da tarde houve apresentação especial da Equipe “Doideira Moto Show”, dando continuidade às apresentações festivas. A cidade admirou a destreza e a habilidade dos pilotos em suas manobras radicais de tirar o fôlego. Foi uma apresentação cheia de adrenalina e emoção, mostrando a coragem e a perícia desses talentosos motociclistas. A ação foi promovida pela Prefeitura em parceria com o empresário Frank Júlio. E na ocasião, a Prefeita Ivânia  deu um show à parte  ao fazer um percurso com a Equipe “Doideira Moto Show”.

Ao término da apresentação, foi servido o churrasco para todos os presentes. O churrasco promovido pela prefeitura em parceria com produtores, empresários e cidadãos filhos de Matrinchã que doaram as novilhas para a festa da cidade.

A Solenidade Cívica teve início às 19:00h e contou com a presença dos vereadores: Lindomar Ferraz, Roberto Rivelino, Paulo Vieira e o presidente da Câmara Elismar Marques. Ainda esteve presente o ex-deputado Marquinho Palmerson que na oportunidade enfatizou a alegria do Governador Ronaldo Caiado em destinar verba para a pavimentação da GO 230 que liga Matrinchã à Lua Nova. Durante sua fala ressaltou que o Governador vai destinar recurso para licitação do recapeamento da GO 070, que liga  Matrinchã a Itapirapuã, notícia que foi comemorada pelo público presente.

O vice Prefeito, Marcelo Xavier, também falou ser uma alegria  poder fazer parte de uma gestão que faz acontecer e poder ver estampado no rosto de cada cidadão a alegria das ações realizadas no município de Matrinchã e Lua Nova.

A Prefeita, Ivânia Fernandes, durante sua fala fez um agradecimento emocionado a Deus pelos 34 anos de Matrinchã, parabenizou todos os secretários e demais servidores pelo trabalho conjunto por uma Matrinchã com mais vida.

O encerramento da solenidade foi marcado pela entrega das premiações aos vencedores da 1ª. Maratona de Matrinchã, que na categoria masculina foram premiados:  1º.  Colocado Luan Almeida, 2º. colocado Wenderson Alves, 3.o colocado Marcos Vinicius Nunes.

Na categoria feminina a 1ª. colocada foi Fabiana Batista. 2ª. Colocada Iara Ferreira e 3ª. Colocada Franciele Santos. As duas modalidades foram premiadas com R$ 1.000,00 para os primeiros colocados, R$500,00 (Quinhentos reais) para os segundos colocados, e R$ 300,00 (Trezentos reais) para os terceiros colocados.

Os maratonistas receberam premiações e manifestaram sua alegria pela participação e parabenizaram a gestão pela iniciativa da ação realizada no aniversário da cidade.

A agenda cultural, seguiu com o Show de Saymon& Gabriela. O repertório  alegrou o público presente. O secretário de Cultura Izay Silvaexternou sua alegria em testemunhar a participação popular durante as festividades e ressaltou: “A Prefeita Ivânia com criatividade juntamente com equipe, trouxe para Matrinchã muita alegria e fez acontecer”, concluiu secretário.

O encerramento das festividades, ficou por conta da Equipe de Som Automotivo.